Brócolis ajuda a combater e prevenir o câncer de mama

Você certamente sabe que comer legumes, como brócolis, couve-flor e repolho podem ajudar a prevenir o câncer da mama. Até agora, o mecanismo de proteção oferecido por estes legumes era desconhecido. Mas pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Barbara encontraram uma explicação.Brócolis na cura do câncer de mama

Aqui está uma citação da Cientista:

Estes legumes contêm compostos chamados isotiocianatos (isothiocyanates) que acreditamos que ser responsáveis para a prevenção do câncer e com atividades anticancerígenas nestes vegetais. Brócolis e couve-flor tem a quantidade mais elevada de isotiocianatos.

Olga AzarenkoOlga Azarenko (imagem ao lado), estudante da UCSB e pesquisadora do câncer. Ela é a principal autora do atual projeto de pesquisa.
Azarenko trabalhou sob a supervisão de Leslie Wilson, professora de bioquímica e farmacologia, e Mary Ann Jordan, professora adjunto no Departamento de desenvolvimento biológico celular e molecular.
Azarenko descobriu que um isotiocianato composto chamado sulforaphane, ou SFN, foi muito ativo na química anti-câncer.

“Já foi mostrado para reduzir a incidência e taxa de tumores mamários quimicamente induzidos em animais. Ele inibe o crescimento do câncer de mama humano, levando à morte celular”.

Azarenko fez a descoberta surpreendente, na qual o SFN inibe a proliferação de células tumorais humanas por um mecanismo semelhante à maneira que a droga anticancer Taxol (Uma droga que liga e estabiliza os microtúbulos)  e vincristina inibem a divisão celular durante a mitose. Mitose é o processo em que a duplicação do DNA na forma de cromossomos é rigorosamente distribuído para as duas células filhas quando uma célula divide.

Claro, comer brócolis ou couve diariamente não é uma solução gostosa para alguns não adeptos de tais legumes. Mas de acordo com Wilson, o consumo esses legumes “pode ser usado como um complemento ao Taxol e outras drogas para aumentar a eficácia contra as células tumorais sem aumento de toxicidade”.
Este trabalho foi publicado em dezembro 2008, na revista científica Carcinogenesis sob o título de “Suppression of microtubule dynamic instability and turnover in MCF7 breast cancer cells by sulforaphane ” (Volume 29, Número 12, dezembro 2008). Leia o resumo (en inglês)


Fontes: Universidade da Califórnia em Santa Barbara News release, 23 de dezembro de 2008, e vários sites

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • Netvibes
  • PDF
  • Rec6
  • Reddit
  • RSS
  • Technorati
  • Tumblr
  • Twitter
  • Yahoo! Bookmarks
  • Yahoo! Buzz

4 comments

  1. jose nilson rolim /

    fruits and vegetables in general are excellent to prevent free radicals

  2. a.francicanoventa /

    sou tecnica em enfermagem ,voluntaria ja fiz varias dietas incluindo esses legumes p/ ordem medicas c/bons resul tados. parabens a esses pesquisadores Deus os eluminem e os guardem adescobrirem novidades boas e baratas ,encontradas na natureza; A.noventa

  3. Wanderer /

    concordo os legumes sao excelentes para prwevenir doenças como esta.

  4. valentim /

    os legumes altos em antioxidantes são bons para combater o cancer.
    vi em http://www.i-legumes.com

Leave a Reply